CYRO DE MATTOS IRÁ PARTICIPAR DE XVI ENCONTRO DE POETAS IBEROAMERICANOS EM SALAMANCA - ESPANHA




Imagem formatada pelo web designer Auber Fioravante - Porto Alegre - RS


Cyro de Mattos Irá Participar do XVI Encontro

de Poetas Iberoamericanos em Salamanca


        O XVI Encontro de Poetas da América Hispânica irá prestar homenagem a Fray Luis de León e  será realizado no  Teatro Liceu de Salamanca, Espanha, nos días 2 e 3 de outubro. O Encontro receberá cerca de cinquenta poetas de treze países iberoamericanos e, entre eles, o baiano (de Itabuna) Cyro de Mattos, que lerá poemas de sua obra e lançará a antología poética “Onde Estou e Sou” no Centro de Estudos Brasileiros, da Universidade de Salamanca.
        A antologia “Onde Estou e Sou” é uma publicação bilíngue da Editora Ler, de Brasília, com prefácio e tradução do poeta peruano-espanhol  Alfredo Pérez Alencart. Além do lançamento do livro,  haverá também  uma exposição de diversos livros de  Cyro de Mattos no Centro de Estudos Brasileiros, durante o Encontro.  
        “O Encontro, de Poetas Iberoamericanos é promovido pela Fundação Cultural de Salamanca. “Já se tornou em referencial da literatura da América Hispânica, assim como um espaço obrigatório para convivência e intercambio entre os amantes da boa poesía”, declarou Alfredo Pérez Alencart, o coordenador  do evento. A sua décima sexta edição será aberta com a conferência de Luis N. Rivera, renomado teólogo de Porto Rico, e contará com uma convidada especial, a japonesa Satoko Tamura, tradutora de Pablo Neruda, Gabriela  Mistral, Cesar Vallejo e Garcia Márquez.
          Entre os poetas iberoamericanos que, como convidados,  participarão do XVI Encontro e integrarão a antología dedicada a Fray  Luís León, estão Elvira Ardalani (México), Eduardo Curbielo (Uruguai), Jorge Cadavid, Juan Felipe Robledo e Catalina González Restrepo (Colombia), Maria do Sameiro Barroso, Antonio Salvado e Albano Martins (Portugal), Gary Daher (Bolívia), Julia Erazo (Equador), Cyro de Mattos, Rizolete Fernandes, Álvaro Alves de Faria e Paulo de Tarso Correia de Melo (Brasil), Humberto Avilés (Nicaragua), Nestor Ulloa (Honduras), Hector Ñaupari (Peru), Enrique Viloria e José Tomás Angola (Venezuela) e  Juan Cameron (Chile). A delegação espanhola será integrada por  Antonio Colinas, Víctor Manuel Márquez Pailos, Daniel Zazo, Carlos Aganzo, Jesus Hilario Tundidor, Rafael Soler, Jesus Fonseca, José María Muñoz Quirós, Araceli Sagüillo, Jesús Losada, José Antonio Valle, L. Samprón e José Pulido.