ESCRITOR BAIANO, CYRO DE MATTOS, ELEITO MEMBRO TITULAR DO PEN CLUBE DO BRASIL





        O escritor baiano (de Itabuna) Cyro de Mattos, foi eleito Membro Titular do Pen Clube do Brasil  e sua posse ocorrerá no dia 23 de outubro, às 17 horas, no salão nobre da entidade, na Praia do Flamengo, 172, Rio de Janeiro. A Professora Emérita Doutora Olívia Barradas proferirá o discurso de recepção ao novo membro.  A indicação do poeta  para integrar o Pen Clube do Brasil foi por iniciativa da escritora Helena Parente Cunha, Doutora em Letras e Professora Emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

        Fundado em 2 de abril de 1936, no Rio de Janeiro, por iniciativa do escritor Cláudio de Sousa, o Pen Clube  destina-se a congregar escritores do País, estimular a criação literária e a concepção universalista dos bens da cultura, da liberdade e da paz, propugnando os sentimentos que animam o P.E.N. Internacional, bem como a UNESCO, sob cujos auspícios se encontra. O Centro Brasileiro (RJ) integra o PEN Internacional, sediado em Londres, conservando-se autônomo em seus procedimentos administrativos e culturais.

         ALTO NÍVEL


       Vários membros do Pen Clube do Brasil pertencem também à Academia Brasileira de Letras. O seu presidente atual é o escritor Cláudio Aguiar. A instituição reúne um conjunto de intelectuais  do mais alto nível,  formado por escritores, poetas,  tradutores, educadores  e professores universitários, como Rubem Fonseca, Muniz Sodré, Nélida Piñon,  João Ubaldo Ribeiro, Paulo Coelho, Ana Maria Machado, Arnaldo Niskier, Carlos Heitor Cony, Carlos Nejar,  Cleonice Berardinelli, Deonísio  da Silva, Domício Proença Filho,  Edivaldo Boaventura, Eduardo Portella, Evaristo de Moraes Filho, Fábio Lucas, Fernando Gabeira,  Ivan Junqueira, Ives Gandra da Silva Martins, Ivo Barroso, Ivo Pitanguy, , Marcos Maciel, Dom Paulo Evaristo Arns, Pedro Lyra, Reynaldo Valinho Alvarez, Ricardo Cravo Albin, Ronaldo Rogério de Freitas Mourão, Sábato Magaldi,  Silviano  Santiago, Stella Leonardos, Salgado Maranhão, Helena Parente Cunha, Olívia Barradas  e Sílvio Back.  




PEN Clube do Brasil

Filiado ao PEN International (Londres)

Fundado em 2 de abril de 1936




Ofício PEN - nº 47 / 2013

Rio de Janeiro, 1º de julho de 2013

         Escritor Cyro de Mattos:


 Tenho a satisfação de comunicar que, pela Assembleia Geral Extraordinária do PEN Clube do Brasil realizada no dia 28 de junho p. passado, Vossa Senhoria foi eleito para integrar o Quadro Social de Membros Titulares de nossa Instituição, de acordo com proposta de iniciativa da escritora Helena Parente Cunha.

 Estou certo de que Vossa Senhoria encontrará no PEN uma atmosfera de convivência acolhedora e participativa que, agora, passará a contar com a sua importante presença e colaboração.

 O PEN Clube do Brasil se enriquece com o seu ingresso e, em nome da Diretoria, transmito-lhe os nossos melhores votos de boas-vindas.

 Informo, ainda, que sua posse poderá ocorrer dentro do prazo estatutário de 6 (seis) meses, a contar dessa data. Para maiores informações, relativas aos procedimentos de sua posse (administrativa ou solene), favor entrar em contato com a Secretaria do PEN Clube.


Atenciosas saudações, 
                                                                   

                                Cláudio Aguiar

                                                            Presidente do PEN Clube do Brasil