05 DE NOVEMBRO - DIA NACIONAL DA CULTURA


Dia 5 de novembro foi instituído em 1970 como o Dia Nacional da Cultura. A escolha da data é uma homenagem ao aniversário de nascimento de Rui Barbosa, um dos mais importantes personagens da história do Brasil.

 


A cultura brasileira é tão diversa que não se pode falar dela em apenas um dia. Nossos sentimentos, pensamentos e ações produzem cultura na arte, nos costumes, nas ciências, na música, no cinema, na literatura, nas crenças, nas leis e nos valores éticos e morais. O dia 05 de novembro foi escolhido para festejarmos as manifestações culturais de norte a sul e de leste a oeste.

Sendo o elemento essencial da identidade de um povo, investir na cultura significa valorizar, promover, proteger e preservar o patrimônio cultural em todas as suas manifestações. O Brasil, como todos sabem, é um país de formação multirracial e por isso carrega um pouco do costume de cada povo que aqui veio morar. Dos negros, herdamos o candomblé, a capoeira, parte do nosso vocabulário e muito do nosso folclore. Dos índios, herdamos o artesanato, a pintura, comidas exóticas como o peixe na folha da bananeira e a rede. Do português, ficamos com o costume católico, a língua, as roupas, os doces, etc.

Essa mistura toda não se deu de maneira pacífica, mas por meio da dominação cultural e da escravização de índios e negros. No entanto, características culturais de ambas etnias sobreviveram ao tempo e hoje compõem uma enorme riqueza cultural.