Escritor Cyro de Mattos Falará Sobre Literatura Infantil na FLICA 2014


  
A Festa Literária Internacional de Cachoeira 2014  está prestes a acontecer, de 30 de outubro a 2 de  novembro,  e mais novidades foram liberadas pela curadoria a respeito da programação oficial. A Fliquinha, que acontece paralelamente aos debates das mesas principais durante os dias 29 de outubro a 2 de novembro, será sediada no Cineteatro Glória e tem como confirmados o ilustrador Roger Mello e os autores Cyro de Mattos e Heloisa Prieto – que esse ano inaugura um bate-papo entre professores e coordenadores de escolas convidadas –, entre outros. Todas as conversas serão mediadas por uma das curadoras do evento, Mira Silva.

As atrações têm início na quinta-feira, dia 30, às 09h30 da manhã, com um grupo de contação de histórias que será revelado pela curadoria em breve. Na sequência, às 10h30, o contista, cronista, poeta e autor de literatura infanto-juvenil baiano, Cyro de Mattos, bate-papo com o público sobre as suas obras. Advogado aposentado e jornalista, ele passou por importantes jornais do Brasil e publicou mais de 36 livros, tendo sido premiado 41 vezes.

No período da tarde, às 14h30, é a vez de Luis Augusto, cartunista, escritor e contador de histórias, mostrar o seu talento e conversar com os pequenos. Foi ainda garoto, aos 17 anos, que fez parte da equipe do Ziraldo, criando histórias para a revista do Menino Maluquinho. Em 1996, criou o Fala, Menino!, que é uma série de tiras – também para adultos – sobre o diálogo com a infância e o respeito às diferenças. As tiras viraram livros, que viraram uma série de animação exibida nacionalmente pela TV Brasil.

Com profissionais consagrados tanto no mercado editorial quanto em outras artes do âmbito infantil e educativo, as apresentações incluem contação de histórias; palestra sobre astronomia com o autor do blog O Guardador de Estrelas, Fernando Munaretto, que fará uma viagem lúdica e descontraída com as crianças pelo universo através de astros e estrelas; exibição de filmes na sala de cinema e até oficinas de cordel e ilustração.

Nesta edição, que tem patrocínio da Oi, COELBA e Governo do Estado da Bahia, através do programa FazCultura, o Cineteatro Glória foi escolhido para sediar o espaço lúdico. Construído na cidade em 1923, e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (IPHAN) em 1937, o centro cultural é resultado de um investimento de R$ 6 milhões na restauração e na aquisição de equipamentos. Após as obras, o prédio agora tem um aparato moderno para a exibição de filmes e também está pronto para receber manifestações cênicas, com espaços de camarins e galerias, além de equipamentos de projeção, sonorização, iluminação e cenotécnica.

Próximo dali, enquanto os filhos se divertem e aprendem, os pais podem acompanhar a programação oficial da Flica, com debates sobre os mais variados temas, desde a mesa A tolerância aos intolerantes, com a presença do filósofo lituano Leonidas Donskis, a temas específicos sobre linhas editorias.

Programação Fliquinha

·         Dia 30/10, quinta-feira
09h30  (novidade que será divulgada em breve)
10h30  Bate-papo com o autor Cyro de Mattos
14h30  Bate-papo com o cartunista, escritor e contador de histórias Luis Augusto, do projeto Fala Menino!, sobre sua produção literária
15h30  Oficina musical com o professor Gabriel Macedo
17h30  Cine Fliquinha (curtas baianos ou longas-metragens nacionais que logo serão divulgados)
19h00 Bate-papo com Heloisa Prieto – a autora conversa com professores e coordenadores de escolas.

·         Dia 31/10, sexta-feira
09h30  (novidade que será divulgada em breve)
10h30  Recital de Poesia da Casa de Barro, formado por crianças e adolescentes de Cachoeira que declamam poesia de autores nacionais e locais.
11h00  Bate-papo sobre a produção literária das autoras baianas Debora Knittel e Érica Falcão
14h30  Oficina de desenho com Athos Sampaio, ilustrador de livros e criador de jogos virtuais.
15h30  Bate-papo com a escritora Heloisa Prieto
17h30  Palestra sobre astronomia com o autor do blog O Guardador de Estrelas, Fernando Munaretto (astrônomo e educador), que fará uma viagem lúdica e descontraída com as crianças pelo universo através de astros e estrelas.

·         Dia 01/11, sábado
09h30  (novidade que será divulgada em breve)
10h30  Bate-papo sobre a produção literária com a autora baiana Sandra Popoff
14h30  Oficina de Cordel com o cantor e compositor Maviael Melo
15h30  Bate-papo com o ilustrador Roger Mello
17h30  Atração musical (novidade que será divulgada em breve)


·         Dia 02/11, domingo
09h30  (atração de encerramento. Será divulgada em breve)