Romance Os Ventos Gemedores de Cyro de Mattos Será Lançado na Livraria Nobel Dia 7 de outubro





O romance Os Ventos Gemedores, de Cyro de Mattos, será lançado na Livraria Nobel, no dia 7 de outubro, a partir das 18 horas. Publicado pela Editora LetraSelvagem, de São Paulo, o livro foi lançado, em fins do ano passado,  com sessão de autógrafos, na Casa das Rosas, Espaço Haroldo de Campos, em São Paulo, e na Academia de Letras da Bahia, em Salvador.
Os Ventos Gemedores traz posfácio da ensaísta e pesquisadora Nelly Novaes, da USP, com o título “Revisitando os Caminhos de Ficção de Cyro de Mattos,  texto que  foi extraído de seu livro Escritores Brasileiros do Século XX (Editora Letra Selvagem, Taubaté, São Paulo, 2013). O lançamento do livro na Livraria Nobel, no dia 7 de outubro, conta com o apoio da Academia de Letras de Itabuna (ALITA).

 O professor e escritor Adelto Gonçalves, doutor em Letras, da USP, no artigo “Os Ventos Gemedores: Saga do Brasil Arcaico”, publicado no jornal Pravda, da Rússia, em edição portuguesa, 8 de fevereiro de 2015 (port.pravda.ru), disse sobre o romance: : “O final deste livro conta a batalha corpo a corpo entre os jagunços de Vulcano Brás e os homens de vaqueiro Genaro e - ao contrário do que normalmente se dá na vida real - a vitória dos explorados, apesar das baixas de lado a lado. A vitória maior, porém, que se registra é da Literatura Brasileira que sai desse romance mais enriquecida.”