O Goleiro Leleta É O Mais Comprado no Shopping BOL




O Goleiro Leleta e Outras Fascinantes Histórias de Futebol, de Cyro de Mattos, publicado pela editora  Saraiva, na  Coleção Jabuti, está sendo anunciado no  Shopping BOL como o livro mais comprado no mês,  alcançando o índice de   73 por cento. Vem em seguida como os mais comprados, entre os livros paradidáticos da Saraiva, A Menina que Roubava Livros, de Markus Zusak, A Tulipa Negra, de Alexandre Dumas,  e Harry Potter e As Relíquias da orte. Já em ortografia atual, numa segunda tiragem, o Goleiro Leleta venceu o Prêmio Hors Concours  Adolfo Aizen da União Brasileira de Escritores (Rio) em 2002.
O livro é constituído ainda das narrativas O Bahia Contra o Brasil, O Goleiro Galalau e O Dia em que Vi Garrincha Jogar. Tem um pé na infância e fala de futebol com sabor de lembranças: os tempos difíceis, as expectativas para assistir aos jogos da seleção brasileira, o desprezo da torcida, os jogos amadores no fundo de qualquer quintal ou em campinhos improvisados, debaixo de chuva ou sol escaldante.

Cyro de Mattos já publicou quatorze livros que são destinados ao público infantojuvenil, vários deles premiados em concurso de expressão nacional e, entre eles, O Menino Camelô, em décima segunda edição, Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte, e Histórias do Mundo que Se Foi, Prêmio Adolfo Aizen, da UBE/Rio, que foi adquirido pelo MEC numa edição de seis mil exemplares para distribuição nas bibliotecas  brasileiras como integrante do Programa Nacional da Biblioteca Escolar e selecionado para o  Plano Nacional do Livro Didático.