Prêmio Pen Clube do Brasil 2015

  
Prêmio Pen Clube do Brasil 2015
Para Os Ventos Gemedores
Foi entregue a Cyro de Mattos no IHGB


O PEN Clube do Brasil realizou no dia 14 de dezembro de 2015,  no Terraço Panorâmico da sede do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), na Glória, Rio de Janeiro, a entrega do Prêmio Clube do Brasil 2015.  Na categoria narrativa, ganhou  o baiano Cyro de Mattos com o romance Os ventos gemedores, em poesia Izacyl Guimarães Ferreira com o livro Altamira e Alexandria, já em ensaio a vencedora foi Ana Ferro com Os papagaios amarelos na ilha do Maranhão. A Comissão julgadora do Prêmio Literário Nacional  Pen Clube do Brasil 2015 esteve constituída das professoras doutoras na área de Letras Luiza Lobo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Delia Cambeiro, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); e Maria Luiza Belotti, da Universidade Estácio de Sã do Rio de Janeiro.

Eis alguns escritores que  já ganharam o Prêmio Pen Clube do Brasil: Guimarães Rosa, Ferreira Gular, Carlos Drummond de Andrade, Mário Quintana, Lígia Fagundes Teles,  Autran Dourado,  Gilberto Freire, Adonias Filho,Érico Veríssimo,  Jorge Amado, João Cabral de Melo Neto, Cassiano Ricardo, Antonio Cândido, Antonio Torres, Herberto Sales, Alceu Amoroso Lima, Dalton Trevisan,  Fernando Sabino, Orígenes Lessa,   Helena Parente Cunha, Oto Maria Carpeaux, José J. Veiga. Rubem Fonseca, José Cândido de Carvalho, Pedro Calmon, Álvaro Lins, Cyro dos Anjos  e Guilherme Figueiredo.


 A entrega da premiação foi conduzida pelo escritor e professor doutor em letras, Claudio Aguiar. Após a entrega dos prêmios  foi realizado o jantar de confraternização dos associados do Pen Clube do Brasil.  Além da presença de mais de uma centena de sócios e convidados especiais, prestigiaram o encontro os Acadêmicos Geraldo Holanda Cavalcanti e Domício Proença Filho, respectivamente, Presidente e Secretário-Geral da Academia Brasileira de Letras; Victorino Chermont de Miranda, Vice-Presidente do IHGB; Levi Buchalem, ex-presidente da União Brasileira de Escritores (São Paulo) e, ainda, vários representantes de entidades literárias, culturais e artísticas. O cerimonial do jantar esteve a cargo do ator e dramaturgo, Sergio Fonta, membro titular do PEN Clube.