Editora em Portugal Publica Novo Livro de Poesia de Cyro de Mattos





 Inédito ainda no Brasil, o livro Poemas Iberoamericanos, do escritor  baiano (de Itabuna)  Cyro de Mattos,  foi publicado em Portugal pela Editora Palimage, de Coimbra,  na coleção Palavra Imagem (www.palimage.pt). Este é o quarto livro do poeta publicado pela Palimage, enquanto os  outros são: Vinte Poemas do Rio, com tradução para o inglês  do poeta Manuel Portela, Doutor em Cultura Inglesa pela Universidade de Coimbra, prefácio da professora Graça Capinha, Doutora na área de Poesia; Ecológico, poesia, prefácio  da professora e escritora Helena Parente Cunha, Doutora na área das Letras, e Vinte e Um Poemas do Amor,  com ilustrações da desenhista baiana Edsoleda Santos.  
Poemas Iberoamericanos é dedicado ao artista plástico Richard Wagner, de saudosa memória nos meios culturais baianos,  em especial na  Região do Sul da Bahia. Traz  prefácio do poeta e escritor Carlos Moisés, da USP, e  é dividido em três partes: poemas brasileiros, poemas portugueses e poemas espanhóis. Segundo o autor do prefácio,  “estes  Poemas Iberoamericanos em boa hora nos trazem de volta  o poeta de Itabuna,  cidadão do mundo, na posse de sua arte discreta e verdadeira.”
Cyro de Mattos já publicou quarenta livros pessoais no Brasil e nove no exterior, sendo quatro em Portugal, três na Itália, um na França e outro na Alemanha. Além disso, seus textos em prosa e verso foram publicados na Dinamarca, Rússia, México, Espanha e Estados Unidos.
Ainda organizou e publicou oito antologias de  conto e  de poesia no Brasil.  Do livro Poemas Iberoamerticanos é o  poema “Canção de Itabuna”. Leia a seguir: Uma canção de Itabuna/ Ressoa nessa estrada/ A essa altura comprida/ Vem de dentro da infância,/ Nesses ventos da aventura.// Pelejando nos campinhos,/ pelejando nos quintais,/ são meninos como sonho,/ Cada um quer ser herói,/ Nesses ventos da esperança.// Todos eles um rio conhece/ Nos mergulhos do verão, / Nos acenos da aurora/ Que desponta radiante/ Nesses ventos da ilusão.

 O livro Poemas Iberoamericanos custa 12 euros,  encontra-se disponível em www..palimage.pt.