Ruy Póvoas é destaque em prêmio nacional de literatura




O escritor Ruy do Carmo Póvoas, vice-presidente da Academia de Letras de Itabuna (ALITA), foi destaque no prêmio ABEU 2016, entregue na Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo. O livro “A Viagem de Orixalá: estrada de Sagitário, caminhos de Orunmilá” conquistou o 3º lugar na categoria Ciências Sociais da Expressão.
Publicada pela Editus – editora da Uesc (Universidade Estadual de Santa Cruz) –, a obra mistura realidade com ficção, propondo ao leitor uma imersão em heranças culturais africanas. A narrativa, que envolve 16 personagens, transcorre em quatro partes, batizadas pelo autor como flechas: a viagem, a estrada, a caminhada e a chegada.
O caminho percorrido pelo autor e seus parentes se cruza com tantos outros, mostrando a possibilidade de o indivíduo se encontrar com outras crenças. Assim, é permitida a troca de conhecimentos, abrindo novos caminhos para outras experiências, seja no âmbito do real, seja do imaginário.
A referida premiação, organizada pela Associação Brasileira das Editoras Universitárias, é voltada para publicações deste segmento. O curador do ABEU é o professor José Castilho Marques Neto, Secretário Executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura e há 20 anos ligado ao setor editorial universitário.