A Festa Literária de Ilhéus nasce como uma ação integradora. Dois grandes eventos literários (a 6ª Feira do Livro da UESC e o III FLIOS - Festival Literário de Ilhéus) somam esforços para a realização de um evento mais forte, que amplie a participação da comunidade regional e favoreça uma programação mais diversificada.
No foco da Festa Literária de Ilhéus está a oferta de atividades de incentivo à leitura, formação de leitores e acesso ao conhecimento por meio do livro e da leitura. A programação conta com lançamentos e vendas de livros, bate-papos, oficinas, rodas de conversas, exposições, saraus e apresentações artísticas em diversos espaços da cidade.
O tema "Leituras Democráticas: juventudes, livros e zaps" é uma proposta de discussões em torno da integração das juventudes com o universo dos livros nas suas diferentes plataformas e linguagens, destacando as diversas maneiras de acessar e difundir o conhecimento.
A Festa Literária de Ilhéus ocorrerá ao longo de quatro dias, nos seguintes lugares: UESC, Teatro Municipal de Ilhéus, Academia de Letras de Ilhéus, Calçadão Jorge Amado e Biblioteca Municipal de Ilhéus, onde ficarão concentradas todas as atividades para o público infantil. As oficinas ocorrerão também na Casa de Arte Baiana e Human Network, conforme indicado na programação.
Palestrantes
- Tica Simões
- Elisa Lucinda
- Ricardo Freitas
- Calila Das Mercês
- Flávia Alessandra de Souza
- Fabrício Brandão
- Maria Luiza Santos
- Ana Lee
- Fagner Delazari
- Verbena Córdula
- Rodrigo Bomfim
- Elisa Oliveira
- Tcharly Briglia
- Luzia de Maria
- José Pedro de Carvalho Neto
- Emerson Nascimento
- Marialda Silveira
- Raquel Prudente da Silva
- Cabeça Isidoro
- André Luiz Rosa Ribeiro
- Thiago Ansel
- Saulo Dourado
- Dayse Sacramento
- André Sobrinho
- Márcia Short
- Victor Santana
- Pawlo Cidade
- Janete Lainha Coelho (Mestra Lainha)
- Maria Luiza Nora
- Ramayana Vargens
- Raymundo Sá Barretto Neto
- Tom S. Figueiredo
- Carlos Silva
- Lourival Piligra
- Anarleide Cruz Menezes
- Joilson Maia
- José Delmo