III Roda de Leitura aconteceu no Instituto Municipal Teosópolis






Aconteceu nesta sexta-feira dia 06 de julho de 2018 a terceira Roda de Leitura da Academia de Letras de Itabuna – ALITA. A escola escolhida para a realização do projeto nesta terceira edição foi o Instituto Municipal Teosópolis.

As acadêmicas Lurdes Bertol e Raquel Rocha abriram a Roda falando sobre a importância da literatura e contaram sobre uma época em que não existiam computadores, tablets, celulares e videogames sendo acompanhadas atentamente pelos olhares curiosos das crianças. Em seguida foram lidas histórias clássicas da literatura infantil, “A Pomba e a Formiga”, “O Galo e a Raposa” de La Fontaine ( 1621-1695) e “Os três porquinhos”  um dos mais populares contos de fadas celtas, cujas primeiras publicações datam século XVIII.


As crianças ouviram atentas às histórias e ao final puderam verbalizar o que entenderam e o que aprenderam com as fábulas. Para a escritora Lurdes Bertol “As crianças foram muito receptivas, ouviram as histórias com atenção e interagiram na hora da conversa sobre o que ouviram.” E acrescentou: “As rodas de leitura permitem que as crianças, que não têm o hábito do trato com os livros, fiquem curiosas e despertem para o mundo da imaginação para o qual as letras nos transportam.”


Para Raquel Rocha, coordenadora do projeto, a leitura tem importância nas áreas pedagógicas, social e humana. “A criança que lê adquire conhecimentos diversos, amplia seu vocabulário, melhora a ortografia, a capacidade de compreensão e as habilidades de comunicação, o que contribui para um melhor desempenho em todas as disciplinas. As crianças que lê também consegue expressar suas ideias, suas opiniões e torna-se um cidadão mais consciente e mais crítico. Por último a leitura amplia a compreensão do mundo, contribui para a criatividade, a imaginação, desenvolve o afeto, a capacidade de entender e lidar com suas próprias emoções. Tudo isso é possível através desse hábito prazeroso que tem a magia de nos transportar para outros mundos.”


O projeto Roda de Leitura é realizado pela Academia de Letras de Itabuna e acontece em escolas públicas e particulares da cidade de Itabuna, tendo como objetivo reinserir o hábito da leitura na vida das crianças como uma atividade lúdica e instigante.








 



 






Edlane Brandão, diretora da instituição, agradecendo a presença do Projeto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário