Cyro de Mattos lança O Velho Campo da Desportiva.




Cyro de Mattos lança O Velho Campo da Desportiva no Shopping Jequitibá, no dia 06 de dezembro de 2019.



Em O Velho Campo da Desportiva, livro de Cyro de Mattos, depreende-se sem esforço que o universo da bola retratado aqui neste livro não resulta de apresentações de grandes clubes brasileiros no estádio gigantesco. Com seus ídolos, vitórias consagradoras, rendas excepcionais. Entra no gramado do torcedor agora leitor através de memórias relatadas e inventadas, capazes de revelar o cotidiano e envolvente mundo da bola disseminado no interior brasileiro como uma de suas grandes paixões populares. De boca a ouvido, no recesso do lar, barbearia, bar, alfaiataria, pensão, feira, fazenda de cacau, loja do comércio, jardim e largo do bairro.


As artimanhas do cartola, as rivalidades dos torcedores, a vibração em vitórias memoráveis, as cenas engraçadas. Busca fazer um gol bonito de ver, oferecendo, numa viagem de resgate, a vida revestida de densidade humana, aventura e poesia.

Sem esquecer que naqueles idos esportivos o futebol amador fazia com que a cidade de Itabuna soubesse que pisava também no chão de uma “pátria em chuteiras.”



Cyro de Mattos


Nasceu e reside em Itabuna, Sul da Bahia. Contista, poeta, romancista e cronista. Publicou 51 livros, para adultos e para crianças. Tem livros pessoais publicados em Portugal, Alemanha, França e Itália. Para crianças e jovens publicou, entre outros, O Menino Camelô, Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Artes, Oratório de Natal, O Circo do Cacareco, Histórias do Mundo que Se Foi e Outras Histórias, Prêmio Adolfo Aizen, da UBE (Rio), O Menino e o Boi do Menino, O que eu vi por aí e Roda da Infância. Com o poema “O Menino e o Mar” foi um dos vencedores do V Concurso Poético Cancioneiro Infanto-juvenil para a Língua Portuguesa, do Instituto Piaget de Almada, Portugal.

(Fonte: Via Litterarum )








Nenhum comentário:

Postar um comentário