105 anos de Adonias Filho


A Academia de Letras de Itabuna – ALITA comemora o aniversário dos 105 anos de nascimento do escritor Adonias Filho – patrono da instituição. Esta será uma celebração, por meio virtual, na plataforma do You tube academia de letras de itabuna, sexta-feira, dia 27 do corrente mês, às 16 horas. É imperativo lembrar o nome do literato, saudá-lo, preservar sua memória, enriquecer horizontes para leitores iniciantes e, prover para os habilidosos e mais experientes, o prazer do reencontro com refinada obra Adoniana.

A homenagem acontecerá no formato de mesa para falas, no mesmo dia em que se comemora o aniversário do autor, e terá como participantes: o escritor Cyro de Mattos membro das Academias de Letras da Bahia de Ilhéus e Itabuna; a jornalista Ludmila Bertié – sobrinha-neta do escritor Adonias Filho; Roberto Sávio Rosa prof. de filosofia da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC; Marcus Mota professor de teatro da Universidade de Brasília e Silmara Oliveira presidenta da ALITA prof. e mestra graduada na UESC.

Adonias Filho é um dos grandes porta-vozes da região em termos de literatura regional e nacional, imortalizado pela Academia Brasileira de Letras, é traduzido, em várias línguas, tem um trabalho intelectual de fôlego intenso, atuando como jornalista, romancista, novelista, ensaísta, tradutor e crítico literário. Intelectual de ampla atuação no âmbito governamental, foi Diretor da Biblioteca Nacional, Diretor do Conselho Nacional de Cultura, Diretor do Serviço Nacional de Teatro, entre outros. Viajou pelo mundo, mas esteve sempre com o coração nas matas cacaueira.

No campo da escrita, a sua é conceituada como escorreita e precisa, tendo o dom de aprofundar temas e personagens sem preencher páginas desnecessárias em repetições. Inscreveu a região no plano do trágico pelos homens e histórias de violência e ações bárbaras. Foi um gigante compondo uma narrativa com forma e conteúdo denso e humano. Inseriu a mulher no plano da heroína dando voz ao gênero feminino, num cenário de pouca sensualidade, a mulher governa e define em muitos de seus romances e novelas. Há muitos estudos sobre sua obra, principalmente, chama a atenção o drama da morte, presente nos seus livros tanto ou mais quanto a própria vida.

E neste contexto de realidade e ficção da arte literária, a ALITA tem realizado, desde agosto, o Sábado Liter–ALITA, sempre às 17 horas, com atividades virtuais, respeitando os parâmetros atuais de comportamento desde que se iniciou a pandemia do corona vírus. Recebemos convidados para falar de literatura nas plataformas digitais de forma proveitosa.  Excepcionalmente, nesta sexta feira, 27 de novembro às 16 horas, reafirmamos o convite: venha participar conosco do aniversário dos 105 anos do escritor Adonias Filho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário